Eixos de Trabalho

Os eixos de discussão foram organizados para agrupar os trabalhos de acordo com as temáticas mais amplas. Em todos os eixos os trabalhos precisam de alguma forma se articular ao tema geral do evento que tem como foco: Formação e práticas pedagógicas híbridas: diálogos entre tecnologias, currículo, diversidade e políticas.

 

Eixo 1 – Formação de professores: Transformações dos processos formativos ligadas a inovações tecnológicas, metodológicas e pedagógicas. Formação inicial e continuada de professores na Educação a distância. Formação inicial e continuada de professores e sua articulação com o uso de tecnologias digitais.

 

Eixo 2 – Práticas Pedagógicas: Aprendizagem híbrida. Personalização do ensino. Recursos educacionais abertos. Ambientes virtuais de aprendizagem. Aprendizagem colaborativa. Inclusão digital e educação. Tecnologias digitais e planejamento pedagógico. Tecnologias digitais na avaliação da aprendizagem. Metodologias ativas. Aprendizagem Móvel.

 

Eixo 3 – Gestão pedagógica e institucional: Gestão escolar e/ou pedagógica e o uso de tecnologias digitais. Gestão e planejamento do uso de tecnologias digitais em contextos educativos. Gestão institucional da Educação a Distância em todos os níveis de ensino.

 

Eixo 4 – Políticas Públicas e mobilização em rede: Ações, projetos, políticas e programas educacionais que se articulam com tecnologias digitais e/ou educação a distância.

 

Eixo 5 – Currículo e diversidade: Diversidade cultural e tecnologias digitais. Currículos e culturas escolares. Currículo e práticas do cotidiano escolar.