Sobre o Evento

O “IntegraEaD 2019”, II Encontro de Integração da Educação a Distância da UFMS, V Webinar do GETED/UCDB e I Seminário de Tecnologias na Educação da REME: “Formação e práticas pedagógicas híbridas: diálogos entre tecnologias, currículo, diversidade e políticas” aconteceu nos dias 5 e 6 de setembro de 2019 reunindo três ações formativas com foco na formação de educadores de todos os níveis de ensino e de todas as áreas do conhecimento. As discussões se pautaram nas tecnologias digitais, currículo, diversidade e políticas públicas que envolvem as teias de formação inicial e continuada de professores numa perspectiva híbrida.

O evento teve o apoio de Secretaria Especial de Educação a Distância (SEAD) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (SEMED/CG).

Tivemos 21 trabalhos completos e 16 relatos de experiência publicados nos Anais do Evento.

IntegraEaD 2020 – III Encontro de Integração da Educação a Distância da UFMS terá como tema: “Educação e tecnologias digitais em cenários de transição: múltiplos olhares para aprendizagem”. O evento será realizado totalmente online com palestrantes nacionais e internacionais.

O IntegraEaD está na sua terceira edição e se caracteriza como uma proposta multidisciplinar, cujo eixo de conexão é o uso das tecnologias digitais da educação, em todas as áreas do conhecimento, podendo receber estudantes, professores, gestores e profissionais da educação de todos os níveis de ensino.

Objetivo Geral

  • Promover um espaço de discussão sobre as tecnologias digitais em cenários de transição, fomentando o debate sobre os múltiplos olhares que envolvem a aprendizagem online.

Objetivos Específicos

  • Promover um debate entre pesquisadores nacionais e internacionais sobre as temáticas que envolvem educação, tecnologias e aprendizagem online.
  • Promover um espaço de divulgação científica de pesquisas e relatos de experiência que envolvem educação e tecnologias;
  • Proporcionar acesso aberto e gratuito à todas as pessoas que tiverem interesse nas temáticas discutidas por meio da transmissão do evento em canais abertos.

Uma novidade na edição de 2020 será a oferta de minicursos aos participantes. Essa iniciativa tem como objetivo auxiliar os professores que estão trabalhando online neste período de pandemia do coronavírus. Os minicursos terão uma abordagem prática para aprendizagem de recursos e ferramentas de apoio à aprendizagem.

Venha se integrar nesse movimento de aprendizagem, colaboração, criatividade e inovação!

O IntegraEaD 2020 é um evento que faz parte do Integra UFMS

O evento será totalmente online, ao vivo, aberto e gratuito!

Os participantes terão um certificado de 40 horas.

Sobre o Evento

O “IntegraEaD 2019”, II Encontro de Integração da Educação a Distância da UFMS, V Webinar do GETED/UCDB e I Seminário de Tecnologias na Educação da REME: “Formação e práticas pedagógicas híbridas: diálogos entre tecnologias, currículo, diversidade e políticas” teve como proposta reunir três ações formativas que se conectaram em 2019 para a realização de um movimento único, que visam reunir educadores de todos os níveis de ensino e de todas as áreas do conhecimento, que estejam interessados em aprender mais e também colaborar com as discussões sobre tecnologias digitais, currículo, diversidade e políticas públicas que envolvem as teias de formação inicial e continuada de professores numa perspectiva híbrida.

 

O evento aconteceu nos dias 5 e 6 de setembro de 2019 com o apoio de Secretaria Especial de Educação a Distância (SEAD) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Seguindo a proposta de discussão acadêmica que permeia a concepção do evento, todas as atividades (inclusive as apresentações de trabalho) aconteceram de forma híbrida: presencial e online, durante toda a programação.

 Conheça um pouco mais sobre as ações que compuseram o “IntegraEaD 2019”.

Na UFMS

II Encontro de Integração da Educação a Distância da UFMS

O I Encontro de Integração da Educação a Distância da UFMS aconteceu em novembro de 2017 e teve como objetivo reunir e integrar todos os atores que trabalham nas ações de educação a distância da UFMS: docentes, tutores, coordenadores de polo, coordenadores de curso, coordenadores de tutoria e equipe de gestão da SEAD. Nesse evento, tivemos espaços de formação e de integração de cada grupo e iniciamos um trabalho de acompanhamento das ações dentro dos cursos ofertados pela UFMS de forma mais sistemática.

No ano de 2019, a proposta foi criar um espaço em que os estudantes também pudessem participar dessa integração, apresentando seus trabalhos e relatos de experiência. Foi um momento ímpar de formação, de troca e de criação de redes de aprendizagem colaborativa presencial e online.

Na UCDB

V Webinar do GETED/UCDB

O Webinar foi uma proposta de inovação, sendo um seminário totalmente online e ubíquo que teve como objetivo divulgar, socializar e partilhar pesquisas, estudos, teorias e práticas vividas, experienciadas e desenvolvidas por pesquisadores, professores e alunos, estudiosos sobre as temáticas de Educação a Distância, Tecnologias de Informação e Comunicação, Redes Sociais, Formação de Professores e Práticas Docentes e suas relações com a educação. É inovador no sentido de trazer participantes de diferentes locais, em âmbito nacional e internacional,  ao mesmo tempo, para um dia inteiro de discussões online. 

O evento foi uma atividade organizada e desenvolvida pelo GETED – Grupo de Pesquisas e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco. 

O I WEBINAR, intitulado Colaboração e conectividade no processo educacional digital, ocorreu em 2011, com colaboração de pesquisadores do CEMRI (Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais – Laboratório de Antropologia Visual) da Universidade Aberta de Portugal (José da Silva Ribeiro e Adelina da Silva). 

O II WEBINAR, intitulado Diálogos sobre EAD, TIC e redes sociais: algumas ressignificações, ocorreu em 2012, com colaboração de pesquisadores  internacionais da Universidade Aberta (José da Silva Ribeiro) , da Força Aérea Portuguesa (Paulo Simões) e da Universidade Aberta da Inglaterra (Open University – Alexandra Okada e com pesquisadores nacionais da Universidade Anhembi Morumbi (João Mattar), da Unigranrio (Marcio Luiz Vilaça) e da Universidade Federal de Goiás (Joana Peixoto). 

O III WEBINAR, intitulado Diálogos sobre múltiplos letramentos e a utilização das TDIC na prática docente, ocorreu em 2015 com colaboração e participação de pesquisadores nacionais como Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (PUC/SP), Claudia Helena dos Santos Araujo (IFG), Daniela da Costa Brito Pereira Lima (UFG e UEG), Arlinda Cantero Dorsa (UCDB), Ruberval Maciel (UEMS), Joaquim Sergio Borgato (UFMS), Sebastião Pereira dos Santos (UFG). 

O IV WEBINAR, em 2017, intitulado Tecnologias e suas inter-relações: mobilidade, protagonismo e convergências na formação e prática docente com os pesquisadores nacionais Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar (Universidade Federal de Goiás); Flaviana dos Santos Silva (Universidade Estadual de Santa Cruz); Camila Lima Santana e Santana (IFBaiano);  Edilene Maria de Oliveira – IFMS; Edna Reis (IFES); Sérgio Borgato e Adriana de Oliveira (UFMS) e os pesquisadores internacionais João Torres e Miguel Figueiredo (Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal); Erla Mariela Morales Morgado (Universidad de Salamanca, Espanha); Clea Schmidt e Melina Elliot (Universidade de Manitoba, Canadá).

Na SEMED/Campo Grande

Seminário de Tecnologias na Educação da REME

I Seminário de Tecnologias na Educação da REME foi uma proposta da Secretaria Municipal de Educação por meio da Superintendência de Gestão de Políticas Educacionais, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS e o Grupo de Estudo em Tecnologia Educacional e Educação a Distância-GETED da Universidade Católica Dom Bosco-UCDB. 

O Seminário teve como objetivo socializar e discutir as práticas curriculares na educação básica desenvolvidas com a integração de diferentes dispositivos tecnológicos no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS-REME, além de proporcionar um ambiente formativo entre os profissionais da educação pública municipal, docentes e pesquisadores do ensino superior. 

Salientamos que o evento pode contribuir para a compreensão das implicações da cultura digital na educação, uma vez que possibilitou durante o seminário um espaço dialógico para que os profissionais de educação  da REME apresentassem as próprias experiências de uso das tecnologias digitais de informação e comunicação imbricadas nas práticas escolares, de modo que proporcionou a produção de novos conhecimentos que podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.