Palestrantes

Alanna Cristina Landim Souza

Mestra em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG, especialista em Linguagem, Tecnologia e Ensino pela UFMG e graduada em Comunicação Social pela PUC-MG. Atuou como docente por quase dez anos na educação profissional. Possui experiência como formadora pedagógica e no desenvolvimento de projetos educacionais com uso de tecnologias digitais, metodologias ativas e formação de professores. É educadora certificada Google Innovator e Google Trainer.

Amaury Antônio de Castro Junior

É bacharel e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET/SESu/MEC, atuando como Tutor do Grupo PET/Fronteira de Dez/2010 a Mai/2017. É idealizador e coordenador do Programa de Extensão NERDS da Fronteira (Núcleo Educacional de Robótica e Desenvolvimento de Software). Atua, voluntariamente, como Secretário Regional da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) no estado de Mato Grosso do Sul e Representante Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. É professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), lotado na Faculdade de Computação (FACOM), onde atua como docente e pesquisador nos cursos de graduação e no Programa de Mestrado Profissional em Computação Aplicada da Faculdade de Computação. Tem experiência em gestão acadêmica no ensino superior, adquirida através da coordenação de diversos cursos de graduação, na Direção do Câmpus de Ponta Porã (CPPP) e na Chefia da Coordenadoria de Administração Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFMS. Tem interesse pelos seguintes temas de pesquisa na área de Ciência da Computação: Teoria da Computação, Tecnologia Adaptativa, Inteligência Computacional, Linguagens de Programação, Educação em Computação, Tecnologias Educacionais, Pensamento Computacional e Robótica.

Barbara Borges

Profa. Dra. Barbara Borges é professora e pesquisadora associada do Centro de Pesquisas sobre Envelhecimento, da Universidade de Manitoba, Canadá. Atualmente, em seu pós-doutorado, conduz pesquisa relacionada à qualidade de vida de idosos com demência; e também é coinvestigadora na pesquisa: Educação de Idosos: Práticas nas Universidades Brasileiras. Como professora, ela ministra cursos para a graduação na Universidade de Manitoba: Aspectos Sociais, Físicos e de Saúde do Envelhecimento; Envelhecimento e Riscos num Contexto Global; e Família em Anos Longevos. Recebeu seu titulo de doutorado pela Faculdade de Educação e sua Especialização em Gerontologia pelo Centro de Pesquisas sobre Envelhecimento, ambos da Universidade de Manitoba – Canadá. Sua pesquisa de doutorado foi um estudo comparativo entre Brasil e Canadá sobre programas educacionais para idosos, especificamente, a importância desses programas educacionais na promoção de saúde, qualidade de vida e bem-estar dos idosos. Recebeu seu titulo de Mestre em Educação e de Bacharel em Turismo, ambos pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) – Brasil. Iniciou sua carreira acadêmica em 2005, quando trabalhou como professora na Universidade da Terceira Idade – UCDB, em Campo Grande-Brasil. Tem interesse por pesquisas na área de educação e promoção de saúde para idosos, justiça social, e metodologias qualitativas.

Cristiane de Oliveira Fiorentini

Multiplicadora de Tecnologias Educacionais pelo NTE da CRE/Chapecó da Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina. Educadora Google, Líder GEG e Google Innovator. Especialista em Tecnologias Digitais. Especialista em Mídias na Educação e Mestranda em Ciências da Educação pela UCP/Portugal.

Damione Damito Sanches Sigalas Dameão da Silva

Mestre em Educação Escolar (UNESP), Formação Especial para Professores da EPT (CEETEPS), Especialização em metodologias ativas (HAMK UAS/Finlândia) e Formação de Formadores (Tampere Universty of Applied Sciences/Finlândia), Especialista em Redes de Computadores e Tecnólogo em Redes de Computadores (UNIMEP). Desenvolve pesquisas sobre metodologias ativas e novas tecnologias para a formação de professores. Como analista de TI atuou em grandes projetos internacionais em empresas como IBM, Michelin, John Deere e outras. No Instituto Federal de São Paulo atua como coordenador da pós graduação em temas transversais e docente da área de Informática. Recebeu em 2019 os reconhecimentos de “Talento da Educação” pela Fundação Lemann e “Google Innovator” pelo Google. É o criador do maior podcast sobre educação do Brasil, o “Podcast Papo de Educador”.

Dick Ng'ambi

Dick Ng’ambi is the Head of Educational Technology Programmes at the University of Cape Town. He is the Founder and Project Director of the Educational Technology Inquiry Lab – ETILAB.

Douglas Nantes Gualberto

Analista de Tecnologia da Informação e Chefe da Divisão de Inovação de Tecnologias Educacionais (DINOV), da Secretaria Especial de Educação a Distância (SEAD/RTR) na UFMS. Possui graduação dos cursos de Tecnologia em Redes de Computadores e Bacharelado em Análise de Sistemas oferecidos pela Faculdade de Computação (FACOM) da UFMS, Pós-Graduação Latu Sensu em Redes de Computadores pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB) e Pós-Graduação Latu Sensu em Mídias na Educação também pela FACOM-UFMS.

Esteice Janaina Santos Batista

Mestranda em Computação Aplicada na Faculdade de Computação (FACOM) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especialista em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) campus Ponta Porã. Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) campus Ponta Porã. Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) campus Ponta Porã. Atualmente trabalha na Coordenadoria de Tecnologias Educionais (COTED) na Secretaria de Educação de MS (SED MS). Atua também como professora de educação tecnológica para estudantes do ensino básico, professora-autora e professora-formadora com ênfase em robótica e programação educacional.

Gustavo Moura

Doutorando em Educação na Universidade de Manitoba. Pesquisador com o foco em professores LGBTQ+ lecionando em contextos internacionais, interseccionalidade e língua inglesa como língua colonial.

Gustavo de Oliveira Andrade

É Google Innovator, mestre em Ensino de Ciências pela UNIGRANRIO e graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FAFISM e em Computação pela UFJF. Atualmente é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e pesquisador no Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências (LABDEC) do CEFET/RJ.

Hercules da Costa Sandim

Possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Banco de Dados, Análise de Redes Complexas, Engenharia de Software, Desenvolvimento web, Geradores de aplicações e Tecnologias educacionais. Atualmente é doutorando na UFMG (DINTER com UFMS) na área de Banco de Dados e Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Além disso, integra o grupo de pesquisa CNPq intitulado “Computação Aplicada e Interdisciplinar em Redes Sociais e Urbanas”. Atualmente, é Secretário Especial de Educação a Distância da UFMS.

Jakes Charles Andrade de Figueiredo

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005) e Pedagogia pela Faculdade Alfa América. É Especialista em Tecnologias Computacionais Aplicadas à Educação pela UNIC – Universidade de Cuiabá-MT (2006). Mestre em Educação pela UCDB – Universidade Católica Dom Bosco (2009/2011) e doutorando em Educação na UCDB (2019). Foi professor contratado das disciplinas Introdução ao Curso e ao Ambiente Virtual, Oficinas Tecnológicas e Conselhos escolares dos Cursos de Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica/EAD/UFMS e professor do Curso de Extensão: A Construção de Sites na Web na perspectiva de uma Gestão Escolar Democrática/UFMS. Exerceu a função de Coordenador assistente do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica/UFMS. Atuou como professor auxiliar (contrato) da disciplina Políticas Educacionais e Educação e Trabalho na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Trabalhou também como Tutor a Distância do Curso Serviço Social na Universidade Anhanguera/Uniderp. Participou como técnico pedagógico na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul no GEST. Grupo de Estudos da SED/MS que trabalhou na implantação e implementação da proposta de Educação Integral em Tempo Integral na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Atualmente trabalha como professor na Coordenadoria de Tecnologias Educacionais na Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul.

Jeferson Pistori

É Doutor em Sistemas Digitais pela POLI/USP e especialista em Educação a Distância, e há 18 anos atua como gestor de projetos em EaD, participando da concepção, inovação e implantação de plataformas digitais na educação. É membro da comissão verificadora para credenciamento em EaD do Estado do Mato Grosso do Sul, integra o GT em EaD da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), membro do Banco de Avaliadores do Ministério de Educação (MEC), para Credenciamento e Recredenciamento Institucional na modalidade de EaD, e é Diretor de Educação a Distância da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB Virtual)

Magda Pischetola

Pesquisadora do projeto Teknosofikum na IT University de Copenhagen. Professora do departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, atua como colaboradora externa no programa de Pós-Graduação na área de mídias e tecnologias em educação. Entre 2014 e 2020 foi coordenadora do grupo de pesquisa ForTec – Formação docente e Tecnologias (www.fortecpucrio.org). Possui mestrado em Comunicação (2006) e doutorado em Educação pela Universitá Cattolica del Sacro Cuore de Milão, Itália (2010) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Sua área de pesquisa se concentra sobre as problemáticas da inclusão digital, a formação de professores e as práticas pedagógicas inovadoras com uso de tecnologias. Desde setembro de 2019 a Fevereiro de 2020 realizou estágio de Professora Visitante na University of Copenhagen e na Aalborg University CPH (Dinamarca) pelo projeto CAPES-Print.

Marco Antonio da Silva (Marco Silva)

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas/RJ (1992), doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutor em Educação na Universidade do Minho, Portugal (2014). Professor associado da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) onde leciona e pesquisa. Seus temas de docência, pesquisa e publicação são: cibercultura, interatividade, educação online, b-learning, formação de professores para docência online e no b-learning, tecnologias digitais de informação e comunicação na sala de aula presencial e online, avaliação da aprendizagem nas modalidade online e no b-learning e desenho didático em ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa.

Maria Alessandra Dubowski Nascimento

Organizadora do Movimento de inovação Empreenda Salto Grande em Salto Grande no interior de SP Coordenadora do Polo EAD UniDomBosco Polo Centro – Salto Grande Líder GEG Ourinhos, Google Innovator Certified e Google Educator Level 2. Professora e palestrante Edtech Mentora na incubadora Fomenta Vale de Assis – SP Organizadora e mentora em Hackathons em SP e PR Palestrante e Consultora de TI e Inovação Colaboradora da Empresa de Tecnologia Educacional TopSer – RS Mãe, apaixonada por tecnologia, inovação e educação; antenada, dinâmica e criativa.

Miriam Brum Arguelho

Possui doutorado em Educação, pela Universidade Católica Dom Bosco (2018), na linha de Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente; mestrado em Educação – área de concentração em Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho-UM (2003), pós-graduação em Técnicas e Contextos de e-Learning, pela Universidade de Coimbra (2005); graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999). Atualmente é professora adjunta, do curso de Pedagogia, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Ponta Porã. É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância – GETED e do Grupo de Pesquisa Science With R – SWR (CNPQ). Atualmente colabora no desenvolvimento da Pesquisa Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: Regulação, Qualidade e Inovação em Questão. Tem experiência na educação superior em cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores Ensino/Aprendizagem; Fundamentos e Metodologias de Alfabetização e Letramento. No que se refere a investigação, seus interesses centram-se na cultura digital e suas relações com os processos de ensino, processos de aprendizagem, letramento crítico, letramento digital e multiletramentos.

Paloma Epprecht e Machado de Campos Chaves

Paloma Chaves é Doutoranda em Educação pela FE-USP, Mestre em Educação: Currículo pela PUC-SP, Pedagoga, Professora da área de Educação, na graduação e na pós-graduação, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – Câmpus Capivari), Google Certified Innovator, certificada no programa Google Teacher Academy (GTA-SP), consultora especialista no uso pedagógico da tecnologia e em inovação em educação.

Paulo Cezar Rodrigues Santos

Professor efetivo da Rede Estadual de Ensino de Ensino de Mato Grosso do Sul, possui Bacharelado em História com Licenciatura Plena pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e especialização em Mídias Na Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Atuou como docente em História nas redes privada, municipal e estadual em Campo Grande – MS, foi professor das Salas de Tecnologia Educacional das redes estadual e municipal, trabalhou como Professor Multiplicador do Núcleo de Tecnologia Educacional de Campo Grande, atuou como Coordenador de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul – SED/MS e foi o Coordenador Estadual do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo).

Atualmente é membro do Grupo de Trabalho da Frente de Tecnologia do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), representando a Secretaria de Estado de Educação e exerce a função de Superintendente de Informação e Tecnologia da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul – SED/MS.

Priscilla Battini Prueter

Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná (2010), especialista em Regência Coral (2012), licenciada em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2005) e bacharel em canto lírico pela UNESPAR (Embap, 2015) É professora efetiva e maestrina dos Corais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente é assessora de Cultura e Comunicação da Diretoria de Extensão da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias. As áreas de maior interesse são tecnologias para o ensino de música, técnicas de ensaio para coros amadores,gestão de pessoas, interdisciplinaridade, liderança, marketing e gestão cultural.

Teresa Sofia Castro

Teresa Sofia Castro é Pós-doutoranda na Universidade Nova de Lisboa e investigadora integrada no ICNOVA, onde desenvolve o estudo longitudinal Família iTec. Doutoramento Europeu em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa. Os projetos nacionais e europeus em que está envolvida aprofundam os seus temas de investigação, nomeadamente crianças e media digitais, riscos e competências digitais, mediação e parentalidade digital (Dici-Educa, EU Kids Online, ySKILLS). Para além de artigos científicos tem desenvolvido materiais lúdico-pedagógicos na promoção da literacia digital.

Vania de Fátima Flores Paiva

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras/MG (2014), área de concentração “Formação de Professores”, linha de pesquisa “Educação mediada por tecnologias” , licenciada em Pedagogia, pós graduada em Educação Empreendedora (UFSJ) e Metodologias Ativas (UNIS MG). Professora universitária no Centro Universitário UNIS MG, em Varginha, Sul de Minas, onde leciona as disciplinas Gestão Escolar e Metodologias Ativas, na graduação em Pedagogia presencial. Também pesquisadora sobre as temáticas relacionadas às metodologias ativas, uso pedagógico das tecnologias educacionais e gestão escolar. É funcionária pública da Prefeitura de Varginha, atuando como Coordenadora Pedagógica de Tecnologia Educacional no Centro Tecnológico da Secretaria Municipal de Educação, desempenhando principalmente atribuições de planejamento, coordenação pedagógica e formação de professores para uso das ferramentas digitais e metodologias ativas. Possui a certificação Google Innovator e Google Trainer e está responsável pela implantação e monitoramento do Google For Education em toda a Rede Municipal de Ensino de Varginha, como também pela formação dos professores para uso das ferramentas do G Suíte. Líder do GEG Varginha. Pesquisadora e autora de artigos relacionados às temáticas ‘metodologias ativas’ e ‘uso de tecnologias na educação’. Fundadora do Forma Teacher, organização que investe na formação de educadores para o desenvolvimento da cultura digital nos ambientes educacionais. Uma eterna aprendiz que não se cansa de estudar e colocar em prática aquilo que aprende.

Waldir Leonel

Possui graduação em Ciências – hab. Biologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), graduação em Geografia pela Faculdade Rui Barbosa (1989) e em Turismo pela Faculdade Estácio de Sá (2009), atualmente Superintendente de Gestão das Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS, atuou como Superintendente das Politicas Educacionais da Secretaria Estadual de Educação/MS, possui mestrado em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco (2002). Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Atualmente é concursado, dedicação exclusiva do curso de turismo – Ênfase em empreendedorismo e políticas públicas do campus de Campo Grande, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, cedido para o município de Campo Grande/MS. Tem experiência na área de educação e turismo, com ênfase em Desenvolvimento Regional e Local, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, estratégias educacionais e políticas educacionais. Coordenador do Programa Prêmio Gestão Escolar do Brasil, nos Estados Unidos da América em 2016.

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