Sobre o Evento

O “IntegraEaD 2019”, II Encontro de Integração da Educação a Distância da UFMS, V Webinar do GETED/UCDB e I Seminário de Tecnologias na Educação da REME: “Formação e práticas pedagógicas híbridas: diálogos entre tecnologias, currículo, diversidade e políticas” teve como proposta reunir três ações formativas que se conectaram em 2019 para a realização de um movimento único, que visam reunir educadores de todos os níveis de ensino e de todas as áreas do conhecimento, que estejam interessados em aprender mais e também colaborar com as discussões sobre tecnologias digitais, currículo, diversidade e políticas públicas que envolvem as teias de formação inicial e continuada de professores numa perspectiva híbrida.

 

O evento aconteceu nos dias 5 e 6 de setembro de 2019 com o apoio de Secretaria Especial de Educação a Distância (SEAD) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Seguindo a proposta de discussão acadêmica que permeia a concepção do evento, todas as atividades (inclusive as apresentações de trabalho) aconteceram de forma híbrida: presencial e online, durante toda a programação.

 Conheça um pouco mais sobre as ações que compuseram o “IntegraEaD 2019”.

Na UFMS

II Encontro de Integração da Educação a Distância da UFMS

O I Encontro de Integração da Educação a Distância da UFMS aconteceu em novembro de 2017 e teve como objetivo reunir e integrar todos os atores que trabalham nas ações de educação a distância da UFMS: docentes, tutores, coordenadores de polo, coordenadores de curso, coordenadores de tutoria e equipe de gestão da SEAD. Nesse evento, tivemos espaços de formação e de integração de cada grupo e iniciamos um trabalho de acompanhamento das ações dentro dos cursos ofertados pela UFMS de forma mais sistemática.

No ano de 2019, a proposta foi criar um espaço em que os estudantes também pudessem participar dessa integração, apresentando seus trabalhos e relatos de experiência. Foi um momento ímpar de formação, de troca e de criação de redes de aprendizagem colaborativa presencial e online.

Na UCDB

V Webinar do GETED/UCDB

O Webinar foi uma proposta de inovação, sendo um seminário totalmente online e ubíquo que teve como objetivo divulgar, socializar e partilhar pesquisas, estudos, teorias e práticas vividas, experienciadas e desenvolvidas por pesquisadores, professores e alunos, estudiosos sobre as temáticas de Educação a Distância, Tecnologias de Informação e Comunicação, Redes Sociais, Formação de Professores e Práticas Docentes e suas relações com a educação. É inovador no sentido de trazer participantes de diferentes locais, em âmbito nacional e internacional,  ao mesmo tempo, para um dia inteiro de discussões online. 

O evento foi uma atividade organizada e desenvolvida pelo GETED – Grupo de Pesquisas e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco. 

O I WEBINAR, intitulado Colaboração e conectividade no processo educacional digital, ocorreu em 2011, com colaboração de pesquisadores do CEMRI (Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais – Laboratório de Antropologia Visual) da Universidade Aberta de Portugal (José da Silva Ribeiro e Adelina da Silva). 

O II WEBINAR, intitulado Diálogos sobre EAD, TIC e redes sociais: algumas ressignificações, ocorreu em 2012, com colaboração de pesquisadores  internacionais da Universidade Aberta (José da Silva Ribeiro) , da Força Aérea Portuguesa (Paulo Simões) e da Universidade Aberta da Inglaterra (Open University – Alexandra Okada e com pesquisadores nacionais da Universidade Anhembi Morumbi (João Mattar), da Unigranrio (Marcio Luiz Vilaça) e da Universidade Federal de Goiás (Joana Peixoto). 

O III WEBINAR, intitulado Diálogos sobre múltiplos letramentos e a utilização das TDIC na prática docente, ocorreu em 2015 com colaboração e participação de pesquisadores nacionais como Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (PUC/SP), Claudia Helena dos Santos Araujo (IFG), Daniela da Costa Brito Pereira Lima (UFG e UEG), Arlinda Cantero Dorsa (UCDB), Ruberval Maciel (UEMS), Joaquim Sergio Borgato (UFMS), Sebastião Pereira dos Santos (UFG). 

O IV WEBINAR, em 2017, intitulado Tecnologias e suas inter-relações: mobilidade, protagonismo e convergências na formação e prática docente com os pesquisadores nacionais Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar (Universidade Federal de Goiás); Flaviana dos Santos Silva (Universidade Estadual de Santa Cruz); Camila Lima Santana e Santana (IFBaiano);  Edilene Maria de Oliveira – IFMS; Edna Reis (IFES); Sérgio Borgato e Adriana de Oliveira (UFMS) e os pesquisadores internacionais João Torres e Miguel Figueiredo (Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal); Erla Mariela Morales Morgado (Universidad de Salamanca, Espanha); Clea Schmidt e Melina Elliot (Universidade de Manitoba, Canadá).

Na SEMED/Campo Grande

Seminário de Tecnologias na Educação da REME

I Seminário de Tecnologias na Educação da REME foi uma proposta da Secretaria Municipal de Educação por meio da Superintendência de Gestão de Políticas Educacionais, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS e o Grupo de Estudo em Tecnologia Educacional e Educação a Distância-GETED da Universidade Católica Dom Bosco-UCDB. 

O Seminário teve como objetivo socializar e discutir as práticas curriculares na educação básica desenvolvidas com a integração de diferentes dispositivos tecnológicos no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS-REME, além de proporcionar um ambiente formativo entre os profissionais da educação pública municipal, docentes e pesquisadores do ensino superior. 

Salientamos que o evento pode contribuir para a compreensão das implicações da cultura digital na educação, uma vez que possibilitou durante o seminário um espaço dialógico para que os profissionais de educação  da REME apresentassem as próprias experiências de uso das tecnologias digitais de informação e comunicação imbricadas nas práticas escolares, de modo que proporcionou a produção de novos conhecimentos que podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.